O SCFV é um dos serviços fundamentais na promoção do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, onde são realizados em formato de grupos, nos quais os orientadores social trabalham os seguintes eixos como: a participação, a convivência social e o direito de ser, em que visam desenvolver o sentimento de pertença, de identidade e incentivar a socialização. Este serviço é ofertado a nível da proteção social básica, no qual é inteiramente vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.
Conhecendo a importância desse serviço e embora haja um sistema de dados referente ao serviço supracitado, o coordenador da Vigilância Socioassistencial juntamente com a coordenadora do SCFV criaram e implantaram o RMOS - Relatório Mensal do Orientador Social, este é, por sua vez, um formulário de caráter quantitativo que fornece dados e informes primordiais, no qual descreve informações gerais dos participantes, o perfil da família, do usuário e etc.
O instrumental foi implantado no dia 09 de julho de 2021, no qual promoveu a melhorias aos usuários do SCFV e o fortalecimento entre a rede socioassistencial.